Muitos pais me procuram para mudar a decoração do quarto de seus filhos, geralmente em 02 fases: na primeira infância, entre 2 e 6 anos, porque realmente há uma mudança grande da fase de bebê e depois quando estão prestes a entrar na adolescência, entre 9 e 12 anos.
Então, o que considero importante – e você que tem pequenos “grandes” aí vai me dar razão – é dividir a fase de desenvolvimento da criança na hora de decorar e especificar o melhor para o ambiente deles, porque as necessidades e desejos serão muito diferentes.
Na primeira infância, as crianças costumam não ter muita organização, senso de limpeza e perigo, assim, devemos propor espaços que colaborem para tudo isso.
Como? Com móveis e acessórios organizadores, tintas laváveis, protetores de quinas e portas, se for o caso, além de pertences acessíveis a eles para colaborar com sua autonomia.
Já na pré-adolescência, eles estão mais voltados em ter o seu espaço, com detalhes mais específicos, como tomadas para carregar celular, luminárias para leitura, pufes e poltronas para tv, videogames, enfim, existe muita coisa aqui que poderíamos pontuar. Por isso, a participação deles é parte fundamental no processo para um excelente resultado.
Porém, a funcionalidade, a ousadia nas cores, a iluminação pontual e enxovais bem pensados e alegres são apostas certeiras em ambas as fases.
Veja o que melhor condiz com sua vida e família e transforme espaços em lugares especiais!
E se você tem – ou vai ter – um pequeno ou uma pequena aí e quer saber mais sobre os famosos quartos montessorianos, deixe um comentário aqui.
Aproveita e curte, salva este post e compartilha para os amigos!
Forte abraço!
.
Projeto AG Nova Cantareira | Imagem em 3D